CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Demoiselle, segundo avião de Santos-Dumont, sobrevoa hoje, dia 2 de outubro, o Jockey Club de São Paulo
Devido às más  condições do tempo, o vôo programado para o último sábado foi transferido para hoje, terça-feira

02/10/2007
(Da assessoria do IAB) - Quem estiver nos arredores do Jockey Club de São Paulo hoje, dia 2 de outubro, por volta das 10h, poderá ter uma surpresa ao olhar para o céu: uma réplica do segundo avião de Santos-Dumont, o Demoiselle, construída pelo Instituto Arruda Botelho (IAB), que sobrevoará o local, levando aos presentes um pouco da história e do poder criativo deste entusiasta brasileiro. 

 

Rodrigo Zanette - 28/05/2006

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Réplica do Demoiselle do IAB voando no 8° Broa Fly-in.
 

O vôo, que havia sido programado para último sábado (29/09) durante evento promovido pela Força Aérea Brasileira, foi transferido para hoje, terça-feira, devido às más condições climáticas.

A réplica faz parte do Projeto Demoiselle, idealizado pelo IAB com o objetivo de conscientizar os brasileiros sobre a importância da aviação para um País de dimensões continentais como o Brasil, além de divulgar mundialmente os feitos de Alberto Santos-Dumont.

Fernando Arruda Botelho, presidente do Instituto, afirma que o Demoiselle não só inspirou a primeira geração de aviões, como também influência até hoje os conceitos da aviação. “É sem dúvida, a base da aviação no mundo. O Demoiselle tem estrutura excepcional e influenciou toda a indústria da aviação – especialmente a européia – no começo do século XX”, ressalta.

Até o momento, o IAB já conta com cinco réplicas do avião. A conclusão da primeira, em 2005, foi o marco inicial das ações do IAB em prol do resgate histórico de Santos-Dumont. Desde o ano passado, elas estão em exposição pelo Brasil e fazendo vôos comemorativos, inclusive no exterior em homenagem aos 100 anos de sua construção (realizada em novembro de 1907).

Entre os eventos de destaque, a exposição no Sinclair Community College e vôo histórico simultâneo de réplicas do Flyer B, dos Irmãos Wright, e do Demoiselle, em Dayton (Ohio/EUA), e a exposição no Smithsonian Air & Space Museum, um dos maiores conglomerados científico-culturais dos Estados Unidos, todos no ano passado. Já em 2007,  exatamente um século após ser criado por Santos-Dumont e voar pela primeira vez em Paris, o Demoiselle voltou aos céus da França. Em junho, a réplica do Instituto Arruda Botelho foi a grande atração do festival aéreo de La Ferté-Alais, do 47º Paris Air Show, em Le Bourget, e do aeródromo de Saint Cyr.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados