CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

KLM celebra 60 anos de operações no Brasil
Anúncio de aumento na oferta de assentos coincide com a data

22/11/2007

(Da assessoria da KLM no Brasil) - A KLM Royal Dutch Airlines, fundada em 1919 nos Países Baixos, é a companhia aérea a mais tempo em atividade no mundo com o mesmo nome. No Brasil, ela celebra este mês 60 anos de operações ininterruptas. Um coquetel liderado por Christian Herzog, Vice-Presidente Sênior para as Américas da Air France KLM, Isabelle Birem, diretora geral do Grupo Air France KLM no Brasil, e por Marcel Hoiting, Diretor de Inovações da KLM em Amsterdã, marcará a ocasião hoje, dia 22, em São Paulo.

 

Valdemar Júnior - 30/09/2007 

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Boeing 777-206ER da KLM, PH-BQN, pousando no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
 

Para marcar a data, a KLM acaba de anunciar que, a partir de março de 2008, trará ao Brasil o seu moderno Boeing 777-330. Ele fará três dos sete vôos diretos semanais da companhia na rota São Paulo – Amsterdã – São Paulo, aumentando a oferta de assentos em 10%, ou 98 lugares a mais para os clientes brasileiros. Este anúncio confirma o comprometimento da KLM com o país e sua contínua visão de futuro para este mercado.

A celebração dos 60 anos, que ganhou um logotipo comemorativo, inclui a criação de um hot site que será lançado por ocasião do coquetel, o www.klm60anos.com.br. Nele, os interessados podem conhecer mais sobre a história da companhia no Brasil e no mundo, com linha do tempo e fotos. Além disso, ele conta com um fotolog (para que os passageiros possam postar fotos de suas viagens com a companhia) e um concurso cultural que dará prêmios para as melhores histórias contadas sobre viagens inesquecíveis.

O coquetel organizado pelo Grupo Air France KLM contará com a presença, entre outros, de funcionários atuais e antigos da empresa, clientes, autoridades e parceiros. Logo na entrada, um túnel do tempo cenográfico dará as boas vindas aos convidados. O clima de nostalgia mesclado com um olhar para o futuro continua no interior do espaço da festa: sete painéis mostram as grandes conquistas da KLM nas últimas seis décadas e as previsões para os próximos anos, focadas no grande investimento que a empresa faz em novas tecnologias voltadas ao bem estar de seus passageiros.


Um pouco da história da KLM

Há 60 anos, a KLM fazia seu primeiro pouso em terras brasileiras. Realizado com a aeronave Douglas DC-4, o vôo transportava 44 passageiros e tinha uma velocidade de cruzeiro máxima de 330 km/h. Uma viagem que levava, mais ou menos, dois dias inteiros, com escalas em Lisboa, Dakar e Natal, para só depois chegar ao aeroporto do Rio de Janeiro. O estado de São Paulo só foi incluído nos destinos da companhia na década de 1960, pousando no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Na segunda metade da década de 1980, com Guarulhos já em funcionamento, a KLM passou a utilizar este aeroporto. A tecnologia foi avançando, trazendo aeronaves mais confortáveis, maiores e mais rápidas, melhorando as condições de vôos e atendendo as necessidades dos passageiros. Em 1973, depois do Douglas DC-4 ser substituído pelo Douglas DC-6, pelo Lockheed L-1049 Super Constelation, e novamente trocado pelo Douglas DC-7, a KLM passou a voar com o Douglas DC-10, que substituiu o Douglas DC-8, o primeiro jetliner utilizado pela empresa. Só na década de 80 o primeiro Boeing entrou em operação. Era das séries 747-200/300 e, nos anos 90, o Boeing 747-400, que permitiu à companhia operar vôos sem escalas, ligando diretamente os Países Baixos ao Brasil. A KLM foi a primeira aérea a trazer o gigante 747, também chamado de Jumbo, para o país. Atualmente, a aeronave utilizada é o Boeing 777-200, que faz a rota São Paulo – Amsterdã – São Paulo diariamente, com 35 lugares na Classe Executiva, 292 na Classe Econômica, reconhecido serviço de bordo com refeições e bebidas cuidadosamente preparadas e vasto programa de entretenimento de bordo, que inclui, entre outros, mais de 80 opções de filmes e 200 opções de CDs.


Dados recentes da KLM:

- Junho de 2005: KLM lança sua sétima freqüência semanal entre São Paulo e Amsterdã, passando a oferecer um vôo diário com Boeing 777-200.

- Setembro de 2005: Isabelle Birem assume o cargo de Diretora Geral do Grupo Air France KLM no Brasil.

- Outubro de 2005: o Grupo inaugurou sua nova sede em São Paulo, no bairro de Vila Olímpia.

- Abril de 2006: Air France e KLM passam a oferecer aos seus passageiros com bilhetes eletrônicos (e-ticket) a opção de fazer online seu check-in, escolher o assento e imprimir o cartão de embarque.

- Junho de 2006: o programa de milhagens conjunto da Air France e da KLM, o Flying Blue, comemora seu primeiro aniversário, com mais de 13 milhões de associados em todo o mundo. A KLM e as aéreas chinesas China Southern e Sichuan Airlines expandem a cooperação entre elas, o que permitirá à KLM oferecer, a partir das cidades chinesas que serve diretamente a partir de Amsterdã (Pequim, Xangai, Hong Kong e Chengdu) conexões para dez outros destinos na China. A KLM disponibiliza ainda para empresários que operam no mercado chinês o “KLM Club China” - ele oferece uma série de elementos para novos negócios como acesso a rede de empreendedores e organismos locais e internacionais, plataforma internet com contatos para negócios, serviços de informações, organização de eventos relevantes e outras vantagens.

- Setembro de 2006: associados do programa de fidelidade Flying Blue, da Air France KLM, podem adquirir o passe básico do serviço Privium por preço reduzido desde que combinado com milhas do programa. Este passe permite aos passageiros no Aeroporto de Amsterdã – Schiphol passar de forma rápida e fácil pelo embarque e desembarque, controle de passaporte e bagagens, por meio da tecnologia de reconhecimento da íris com scanners.

- Janeiro de 2007: o Grupo Air France KLM comemora o final de 2006 com uma média de ocupação em torno de 90% em seus vôos de e para o Brasil, de janeiro a dezembro. O Prêmio Effie 2006 foi concedido na França por um júri internacional composto por profissionais de marketing à campanha publicitária do Flying Blue, o programa de fidelidade da Air France e da KLM.

- Abril de 2007: o Grupo Air France KLM bateu um novo recorde de passageiros transportados entre o país e a Europa no ano fiscal 2006-2007 (que se encerrou em março): 762 mil, 8% a mais que no ano fiscal anterior e três pontos percentuais acima do aumento consolidado da empresa em todo o mundo, no mesmo período. Após o sucesso do KLM Club China, lançado no ano passado, a KLM acaba de lançar o KLM Club Africa, uma comunidade exclusiva onde homens e mulheres de negócios podem aprimorar suas redes de contatos. O clube está baseado em um portal de internet e é constantemente atualizado com novas entradas. Ele funciona como uma ponte entre os clientes da KLM baseados na África e aqueles em outros países que buscam estabelecer contatos e encontrar novas oportunidades de negócios.

- Maio de 2007: a KLM anunciou o desenvolvimento do Sistema de Lavagem à Água de Motores, inédito na área de manutenção de aeronaves. Ele limpa a parte de dentro dos motores, aumentando assim os níveis de desempenho e baixando o consumo de combustível dos mesmos. Isso também faz com que a emissão de CO
2 e outras substâncias diminuam consideravelmente durante o vôo. Depois que a água é vaporizada na parte da frente do motor por várias vezes, a KLM coleta todo o descarte do líquido (mais de 100 litros), eliminando-o de maneira responsável. O vapor produzido no processo vai para um extrator próprio, que limpa o mesmo antes de liberá-lo. No mesmo período, a KLM anunciou uma parceria com a WNF para patrocinar projetos de neutralização de carbono.

- Julho de 2007: a Air France e a KLM estenderam o prazo para que seus passageiros possam, comodamente a partir de seus computadores pessoais, fazer check-in e escolher seu assento pela internet. De 24h, passou para 30h antes do horário de embarque. O limite máximo continua sendo 30 minutos antes do embarque.

- Agosto de 2007: o Grupo Air France KLM recebe no Brasil o Prêmio Aero Magazine de Melhor Companhia Aérea Estrangeira. Air France e KLM anunciaram melhorias em seus programas de entretenimento de bordo, com mais opções de filmes e músicas, além de programas específicos, como curso básico de línguas estrangeiras. A ocupação dos vôos das duas companhias entre o Brasil e a Europa foi bastante alta no mês de julho: 93,5% nos dois vôos diários da Air France de São Paulo para Paris, 94,4% no vôo diário do Rio para Paris e 93% no vôo diário da KLM de São Paulo para Amsterdã. Dia 28 de outubro, o segundo vôo diário da rota Rio-Paris-Rio começa sua operação.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados