CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

TAM amplia market share internacional para 71,2% em outubro
Companhia também registra crescimento nas taxas de ocupação dos vôos domésticos e internacionais, superando a média da indústria

10/11/2007
(Da assessoria da TAM) - A TAM encerrou o último mês de outubro com 71,2% de market share internacional entre as companhias aéreas brasileiras, com crescimento de 13,1 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2006. A participação da companhia no acumulado dos dez primeiros meses do ano ficou em 66,6%, com aumento de 32,5 pontos percentuais na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com as estatísticas de tráfego aéreo divulgadas hoje pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

 

Rodrigo Zanette - 31/03/2007

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Airbus A-320-232 PR-MAP, no Centro Tecnológico da TAM, em São Carlos.
 

O market share doméstico da TAM foi de 46,6% em outubro. No acumulado dos dez primeiros meses, a participação da companhia no mercado doméstico foi de 48,8%, o que representa um aumento de 1,5 ponto percentual na comparação com o mesmo período de 2006.

A taxa de ocupação (load factor) nos vôos internacionais foi de 73% em outubro, superior à média de 68% registrada pelo setor. Nos vôos domésticos, a companhia registrou ocupação de 70%, também acima da média da indústria (69%). No acumulado de janeiro a outubro, o load factor da TAM foi de 71% no mercado internacional e 70% no doméstico, superando as médias de 66% e 68% registradas respectivamente pelo setor.

A TAM vem ampliando constantemente sua participação nas rotas internacionais. No último dia 28 de setembro, a companhia deu início ao novo vôo diário para Caracas (Venezuela). Em 5 de novembro, começou a voar diariamente para Montevidéu (Uruguai). A partir de 30 de novembro, a TAM passará a operar o vôo diário para Frankfurt (Alemanha) e, em 21 de dezembro, iniciará freqüência diária para Madri (Espanha), o quinto destino na Europa atendido pela companhia.

Paralelamente, a TAM tem estabelecido parcerias com diversas companhias aéreas do mundo para oferecer mais facilidades aos seus passageiros. No dia 1º de setembro, a TAM e a TAP iniciaram acordo operacional de compartilhamento de vôos ("codeshare"), que permite à TAM oferecer várias opções de vôos diretos entre Brasil e Portugal, operados pela TAP. No início de novembro, a TAM e a aliança LAN, integrada por LAN Airlines, LAN Peru, LAN Argentina e LAN Equador, inauguraram acordo semelhante, iniciando com a LAN Airlines (Chile). Ao longo deste mês, o acordo abrangerá a LAN Peru e a LAN Argentina.

A TAM e United Airlines também apresentaram um pedido para operar vôos compartilhados ao Departamento dos Transportes, nos Estados Unidos, e à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), no Brasil. Além disso, a TAM assinou Memorando de Entendimento para estabelecer parceria com a alemã Lufthansa, com o objetivo de ampliar oferta de vôos na Europa. Esse acordo será implementado nos próximos meses. 

Na Europa, a TAM já opera vôos diretos para Paris (três freqüências diárias, sendo duas partindo de São Paulo e uma do Rio de Janeiro); Londres (um vôo por dia) e Milão (uma vez por dia). Nos Estados Unidos, vai a Miami (três vôos por dia, sendo dois saindo de São Paulo e um de Fortaleza, com escala em Belém e Manaus) e Nova York (dois vôos diários). Na América do Sul também vai a vários destinos, entre os quais: Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Caracas (Venezuela), Montevidéu (Uruguai), Assunção e Ciudad Del Este (Paraguai), Córdoba (Argentina), Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba (Bolívia).

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados