CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Demoiselle faz público voltar ao passado durante o Domingo Aéreo 2007
Evento aconteceu no último dia 28 de outubro, no Campo de Marte, em São Paulo

06/11/2007

(Da assessoria do IAB) - Passado e presente se cruzaram no último dia 28 de outubro, no Campo de Marte, em São Paulo (SP), durante o Domingo Aéreo.  Lado a lado com helicópteros de ataque e resgate militares, caças F-5B e os famosos Tucanos, da Esquadrilha da Fumaça, uma réplica do Demoiselle, segundo avião de Santos-Dumont – que em novembro comemora 100 anos de seu primeiro vôo – chamou a atenção do público para a história da aviação mundial.

 

Divulgação - IAB - 28/10/2007 

  Instituto Arruda Botelho
 

Réplica do Demoiselle ao lado dos Tucanos da Esquadrilha da Fumaça. Clique aqui para ver as fotos do Domingo Aéreo no Campo de Marte.
 

Pertencente ao Instituto Arruda Botelho (IAB), a réplica realizou dois vôos durante o Domingo Aéreo: o primeiro, logo após a abertura do evento, e outro, minutos antes do show da Esquadrilha da Fumaça. Além dos vôos, a aeronave integrou a exposição promovida pela Força Aérea Brasileira (FAB) no Campo de Marte.

A participação no Domingo Aéreo, patrocinada pela Fiat Automóveis, fez parte das ações programadas pelo Instituto Arruda Botelho em homenagem à Semana da Asa e ao Dia do Aviador, comemorado no dia 23 de outubro. No mesmo dia, outra réplica do Demoiselle marcava presença no Aeroporto de Congonhas – o mais movimentado da América Latina –, exposta no saguão principal.

Idealizado pelo IAB, o Projeto Centenário Demoiselle busca conscientizar os brasileiros sobre a importância da aviação para um País de dimensões continentais como o Brasil, além de divulgar mundialmente os feitos de Alberto Santos-Dumont.

Até o momento, o Instituto já construiu cinco réplicas do avião. A conclusão da primeira, em 2005, foi o marco inicial das ações do IAB em prol do resgate da memória de Santos-Dumont. Desde 2006, as aeronaves têm participado de exposições e vôos comemorativos no Brasil e no exterior.

Entre os eventos de destaque, a exposição no Sinclair Community College e o vôo histórico simultâneo de réplicas do Flyer B, dos Irmãos Wright, e do Demoiselle, em Dayton (Ohio/EUA), e a exposição no Smithsonian Air & Space Museum, um dos maiores conglomerados científico-culturais dos Estados Unidos, todos no ano passado.   Em 2007, um século depois de voar pela primeira vez em Paris, o Demoiselle voltou aos céus da França, no aeródromo de Saint Cyr e durante o festival aéreo de La Ferté-Alais, além de ter participado com sucesso do 47º Paris Air Show, em Le Bourget.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados