CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Embraer cria diretoria de meio ambiente
Meta é alcançar novos patamares de desenvolvimento sustentável

05/11/2007

(Da Embraer) - Com o intuito de integrar e expandir as políticas ambientais da empresa e alcançar novos patamares de desenvolvimento sustentável, a Embraer criou a Diretoria de Estratégias e Tecnologias de Meio Ambiente, sob a liderança de Satoshi Yokota, Vice-Presidente Executivo de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Tecnológico que, no passado, atuou como responsável por diversas áreas-chave na companhia, entre as quais as relacionadas à indústria, engenharia e desenvolvimento.

 

Embraer 

  Embraer - Divulgação
 

Um dos protótipos do Embraer 195 decolando, e um ERJ-135 em vôo.
 

Diretamente relacionado a essa decisão, Graciliano Campos foi nomeado Diretor de Estratégias e Tecnologias de Meio Ambiente, reportando-se a Yokota.

“A preocupação com as questões ambientais é cada vez maior dentro da Embraer, e isso se reflete tanto nos produtos desenvolvidos pela companhia como nas políticas ambientais estabelecidas”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “A criação dessa nova diretoria é mais um importante passo no sentido de coordenar esforços para o desenvolvimento sustentável da Embraer, respeitando o meio ambiente.”

A Diretoria de Estratégias e Tecnologias de Meio Ambiente tem como propósito desenvolver políticas específicas voltadas para a preservação do meio ambiente. A meta é apoiar as unidades de negócios e demais áreas da empresa no estabelecimento de estratégias com vistas à redução do impacto ambiental dos produtos fabricados e processos produtivos, bem como das operações de fornecedores e clientes.

“Entre as responsabilidades do novo executivo está o acompanhamento, de forma global, da evolução do assunto meio ambiente, auxiliando a empresa na busca de materiais e tecnologias alternativas que tenham menor impacto ambiental”, explicou Satoshi Yokota, Vice-Presidente Executivo da Embraer de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Tecnológico.

A Embraer foi a primeira fabricante do setor aeronáutico a obter, em 2002, a certificação internacional ISO 14001 – um atestado das corretas práticas ambientais da companhia.

Recentemente, a Embraer contratou uma consultoria para inventariar todas as unidades no Brasil com relação à emissão de CO
2, de modo a direcionar as ações da Empresa na expansão das políticas ambientais.

“Na Embraer, vivemos desafios constantes e crescer com sustentabilidade é, sem dúvida, um dos mais importantes atualmente”, disse Graciliano Campos, Diretor de Estratégias e Tecnologias de Meio Ambiente. “Vamos revisar nossas estratégias para tratar as questões atuais e futuras, minimizando o impacto ambiental da Empresa e contribuindo para o esforço mundial para diminuir a emissão de gases do efeito estufa e o aquecimento global.”


Os E-Jets e o meio ambiente

A crescente atenção despertada pelos subprodutos da combustão de motores a jato colocou em questão a eficiência das aeronaves e a necessidade de diminuir o volume das emissões de dióxido de carbono (CO
2) e óxidos de nitrogênio (NOx). Embora o desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão possa contribuir para o futuro controle de emissões, alguns aviões de última geração, como a família E-Jets da Embraer, já incorporam características de projeto que maximizam a eficiência e mantém os níveis de emissões bem abaixo das normas da Organização Internacional de Aviação Civil (International Civil Aviation Organization – ICAO).

Em comparação a outros jatos maiores com um único corredor (narrow body), os E-Jets são até 50% mais eficientes, consumindo menos combustível e transportando mais carga útil por quilo de estrutura da aeronave. Graças às melhorias estruturais que reduziram o arrasto aerodinâmico, a empresa anunciou uma diminuição de 3% no consumo de combustível dos jatos maiores, o Embraer 190 e o Embraer 195. Em todos os aviões a jato ou turboélice, a queima de um quilo de querosene gera cerca de três quilos de CO
2. Portanto, qualquer melhoria no consumo de combustível tem efeito direto no volume da emissão.


Avião a álcool Ipanema

No que se refere à busca de combustíveis alternativos, a Embraer foi a pioneira entre as empresas aeronáuticas a certificar um avião para voar com álcool, em 2004. O Ipanema é a primeira aeronave de série no mundo a sair de fábrica certificada para voar com este tipo de combustível.

O álcool é de três a quatro vezes mais barato que a gasolina de aviação (Aviation Gasoline - “AvGas”). Além disto, motores de avião movidos a álcool são mais limpos e poluem menos que a gasolina de aviação porque, entre outras coisas, o etanol tem um balanço neutro de emissão de carbono em seu ciclo de vida e não possui chumbo em sua composição, tornando-se um combustível ecologicamente correto.


Programas Sociais e Ambientais

Consciente da responsabilidade social corporativa, a Embraer expandiu significativamente as ações voltadas à proteção e preservação do meio ambiente em 2006. O programa de reciclagem da empresa, que começou em 1998, vem obtendo ganhos significativos de eficiência. Desde 2000, o volume de reciclagem cresceu de 52,9% para os atuais 79,6% dos resíduos produzidos e incluem madeira, plástico, isopor, papel, papelão e óleo de cozinha. Os 20,4% restantes representam materiais que são, no momento, considerados não-recicláveis.

Os programas de conservação de energia da Embraer foram reconhecidos pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), que premiou a companhia por dois projetos em 2006. Pela primeira vez, uma empresa foi laureada duas vezes em um mesmo ano.

A Embraer também apóia projetos de cunho sócio-ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Campos, como o de recuperação de matas ciliares das nascentes do rio Paraíba do Sul, visando a melhoria da qualidade de vida no município.

Já em Gavião Peixoto, município onde a Embraer tem uma unidade fabril, a empresa tem praticado uma rígida política de controle ambiental. Desde o início da instalação da fábrica no município, a Embraer iniciou um ambicioso programa de reflorestamento. Já foram replantadas mais de 400 mil árvores nativas de 135 espécies diferentes. Também faz parte dos compromissos ambientais assumidos pela empresa o monitoramento da qualidade dos lençóis freáticos e rios e a implementação de rígidos controles de descarte de lixo e poluição.

A Embraer tem consciência de que a sustentabilidade se constrói com medidas de responsabilidade social, em adição àquelas de meio ambiente, por isso desenvolve iniciativas sociais com foco na educação desde 2001 por meio do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados