CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Broa Fly-in promove pela primeira vez na história, encontro de descendentes de Santos Dumont e dos Irmãos Wright (EUA)
Amanda Wright fica no Brasil até o dia 25 de maio

23/05/2007

(da assessoria do IAB) - Um século depois da façanha de voar, protagonizada pelo brasileiro Alberto Santos Dumont e os norte-americanos Wilbor e Orville Wright, no início do século 20, seus descendentes encontram-se pela primeira vez. Na manhã de ontem, Amanda Wright-Lane, sobrinha-bisneta dos Irmãos Wright, e Mário Villares, sobrinho-neto de Santos Dumont, conheceram-se em São Paulo. Amanda veio ao Brasil para participar do Broa Fly-In, maior evento da aviação privada do País, que acontece entre os dias 24 e 27 de maio, em Itirapina (SP).

"Estamos concretizando um sonho acalantado por minha família há décadas. A história dos Irmãos Wright e de Santos Dumont tem de ser preservada por seus descendentes e pela humanidade. Juntos, cada um em seus países e por motivos semelhantes, como realizar o sonho de fazer o homem voar, merecem o seu lugar na história e fazem parte do início da indústria da aviação mundial", disse Amanda.

"Esse encontro com Amanda Wright-Lane é o ponto de partida de uma nova era, de aproximação e amizade entre as famílias Wright e Santos Dumont. Mais do que isso, resgata os feitos fantásticos de nossos heróis. São esses feitos que devem ser comemorados", assinalou Villares.

A visita de Amanda Wright-Lane, também presidente da Fundação Irmãos Wright, ao Brasil e o seu encontro histórico com Mario Villares, foi proporcionada por Fernando de Arruda Botelho, promotor do Broa Fly-In e presidente do Instituto Arruda Botelho, instituição voltada ao resgate e valorização de Alberto Santos Dumont e seus feitos. Para homenagear Santos Dumont, Fernando Botelho está realizando o Projeto Centenário Demoiselle durante todo o ano, com eventos no Brasil e na França (Le Bourget, em junho).

"O Demoiselle foi o segundo e o mais completo avião de Santos Dumont. Além disso, foi o primeiro avião construído em série e marca o início da indústria da aviação européia. O Instituto Arruda Botelho quer, por meio de iniciativas pioneiras, como a vinda ao Brasil de Amanda Wright-Lane, dar o devido reconhecimento ao herói Alberto Santos Dumont", ressaltou Fernando Botelho, durante o encontro dos descendentes dos Irmãos Wright e de Santos Dumont.
 
 

Divulgação

 
   
 

A partir da esquerda, Fernando Botelho, Amanda Wright-Lane e Mario Villares.

 

Amanda Wright-Lane entregou a Fernando Botelho (foto) quadro do Flyer-B, avião dos Irmãos Wright, incluindo uma pequena parte do avião original. Amanda fica no Brasil até o dia 25 de maio. Amanhã, às 11 horas, um dia antes de sua volta aos Estados Unidos, ela participará da cerimônia de abertura do IX Broa Fly-In, o maior evento da aviação privada do País, que deve reunir mais de 8 mil visitantes, 400 aeronaves e movimentar mais de R$ 120 milhões, em Itirapina (SP).

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados