CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Embraer destaca o Super Tucano na IDEF 2007
Proposta de aeronave de treinamento da empresa para o Programa TEU será mostrada na Turquia

22/05/2007

(Da Embraer) - A Embraer participa, novamente, da International Defense Industry Fair (IDEF), em Ancara, capital da Turquia, de 22 a 25 de maio. Esse ano, ênfase especial será dada à aeronave de treinamento Super Tucano.

   
 

Rodrigo Zanette - 29/10/2006  

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Embraer A-29B ALX, FAB 5925, no Domingo Aéreo da AFA, em Pirassununga.
 

O Super Tucano é um dos concorrentes do Programa TEU (Temel Eğitim Uçağý), da Turquia, para seleção de uma aeronave de treinamento básico para substituir a antiga frota de aeronaves T-37 atualmente em serviço na Força Aérea Turca, que está chegando ao final da sua vida útil.

Esse inovador turboélice para treinamento é uma evolução do bem-sucedido Tucano, que tem cerca de 650 unidades em serviço no mundo inteiro. Hoje, aproximadamente 50 aeronaves Super Tucano estão em serviço na Força Aérea Brasileira (FAB) e outros sete na Força Aérea Colombiana.

“A Embraer propõe uma parceria de longo prazo com a Força Aérea Turca e a indústria da Turquia ao oferecer a solução com o menor custo de treinamento atualmente disponível no mercado, juntamente com um programa abrangente de compensação industrial”, disse Luiz Carlos Aguiar, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa e Governo.

Recentemente, o Super Tucano foi avaliado por uma equipe da Força Aérea Turca e pela Subsecretaria para as Indústrias da Defesa (SSM) da Turquia numa configuração bastante semelhante aos requisitos estabelecidos.

O sistema aviônico do Super Tucano é comprovado operacionalmente e possui uma avançada interface homem-máquina. Apresenta um sistema de treinamento completo e sintético, incluindo o modo de simulação de armamento. Esta é uma atividade que requer muito tempo e investimento para ser desenvolvida. A cabine de pilotagem do Super Tucano é pressurizada desde a concepção do projeto. Desenvolver uma cabine pressurizada a partir de uma estrutura não-pressurizada não é tarefa fácil e significa desenhar uma estrutura totalmente nova e planejar um programa longo de ensaios operacionais e de certificação, o que implica em um aumento no peso, além de um período de tempo significativo.

A fabricação da aeronave prossegue firme numa linha de produção bem ativa e flexível. É marcante a capacidade da Embraer de acomodar as necessidades do cliente e entregar as aeronaves em prazos mais curtos que a concorrência. Um item muito importante para o ciclo de vida operacional da aeronave é ter um sistema amplo, eficiente e confiável de suporte logístico em funcionamento. O impressionante serviço de suporte logístico da Embraer está distribuído pelo mundo, com aeronaves voando em cinco continentes. No mercado de Defesa, tal sistema apóia 650 aviões Tucano, 250 Bandeirante, e muitas outras aeronaves em mais que 20 forças aéreas. Em termos da aviação comercial, a Embraer fornece suporte para quase 1.000 jatos da família ERJ-145 e mais de 200 E-Jets no mundo inteiro.

A IDEF é uma das principais feiras internacionais de defesa na região da Turquia e Eurásia. O evento é realizado pela Fundação das Forças Armadas Turcas (Turkish Armed Forces Foundation), com o patrocínio do Ministério da Defesa, na Hippodrome, em Ancara, capital da Turquia. Os participantes incluem os principais fabricantes, operadores, agências reguladoras e autoridades governamentais. Do Brasil, o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Carlos Alberto Pires Rolla, Diretor do Comando-Geral da Tecnologia Aeroespacial (CTA) representará o Ministro da Defesa.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados