CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

TAM aumenta participação nos vôos internacionais para 69,7% em abril
Nas linhas domésticas, o market share da companhia foi de 50,7% no mês

09/05/2007

(Fonte: Site TOP TAM) - A TAM Linhas Aéreas aumentou para 69,7% a  sua participação de mercado em abril último no segmento das linhas internacionais operadas pelas companhias aéreas brasileiras e ampliou a liderança conquistada desde julho do ano passado.
   
 

Rodrigo Zanette - 31/03/2007  

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Em primeiro plano, o Airbus A-320-231 PT-MZQ, de frente para o Airbus A-320-232 PR-MAP, no Centro Tecnológico da TAM, em São Carlos.
 

O crescimento foi de 44,6 pontos percentuais na comparação com o mesmo mês de 2006 e de 6,8 pontos percentuais em relação a março deste ano, de acordo com as estatísticas de tráfego aéreo divulgadas ontem pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Nos vôos domésticos a TAM alcançou market share de 50,7% em abril e manteve a liderança conquistada há 46 meses. O crescimento foi de 6,2 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2006.

A taxa de ocupação (load factor) nos vôos nacionais da companhia foi de 76%, superior à média de 73% no setor. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a ocupação foi de 72%, índice acima da média do mercado (70%).

A taxa de ocupação (load factor) nos vôos internacionais da companhia em abril foi de 71%, enquanto a média no setor foi de 65%. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a ocupação foi de 71%, índice acima da média do mercado (67%).

Outros destaques nas estatísticas da agência reguladora relativos a abril de 2007:

1- Nos vôos internacionais o volume de passageiros-quilômetros transportados (RPK) pela companhia cresceu 100,5% em abril, enquanto a sua oferta de assentos-quilômetros (ASK) aumentou 120,6%. Na indústria como um todo, esses indicadores recuaram, respectivamente, 27,6% e 16,8%.

2- O volume de passageiros-quilômetros transportados (RPK) pela TAM nos vôos domésticos aumentou 37,1% no mês passado na comparação com abril de 2006 enquanto o setor registrou crescimento de 20,3% no mesmo período. A oferta de assentos-quilômetros (ASK) da TAM cresceu 31,7%, enquanto o aumento na indústria foi de 19,2%.

A TAM mantém seu plano de expansão no mercado internacional em rotas que apresentem demanda com bom mix de passageiros que viajam a negócios e a lazer. A companhia inaugurou em março deste ano sua terceira rota para a Europa, decolando diariamente do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e pousando em Malpensa, o principal aeroporto de Milão, na Itália. A empresa já vai a Londres (sete freqüências por semana) e a Paris (21 freqüências semanais) com vôos diretos a partir dos aeroportos internacionais Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, e de Guarulhos, em São Paulo.

Uma vez por semana, o vôo com destino a Paris que sai de Guarulhos faz escala em Recife, na ida e na volta. A partir do próximo dia 9 de agosto outro vôo à capital francesa que decola de Guarulhos passará a fazer escala em Salvador, na Bahia, na ida e na volta, também uma vez por semana, como parte da política de descentralização de hubs que destaca as regiões Norte e Nordeste do país.

Em julho próximo, a TAM passa a oferecer vôos entre Brasil e Portugal (Lisboa, Porto, Faro e Funchal) operados pela TAP, por meio de acordo de compartilhamento de vôos (codeshare) entre as duas companhias.

Ainda no mercado internacional, a TAM mantém dois vôos diários para Nova York e três para Miami, sendo que um deles sai de Fortaleza, com escala em Belém e Manaus. Uma vez por semana, o vôo para Miami que sai de Guarulhos, em São Paulo, passa por Salvador.

Na América do Sul, a companhia faz 56 vôos por semana para Buenos Aires. Em janeiro de 2007 iniciou seu segundo vôo diário para Santiago, no Chile.

Com a subsidiária TAM Mercosur, serve também Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Córdoba (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba (Bolívia). A companhia oferece ainda uma freqüência diária para Lima, no Peru, operada em code-share com a Taca. Em abril deste ano, a TAM recebeu autorização da ANAC para iniciar a operação de uma freqüência diária para Caracas, na Venezuela, partindo de Guarulhos, com escala em Manaus.

No Brasil, a TAM chega a 48 destinos e, com os acordos comerciais com empresas regionais, atinge 75 localidades.

A TAM incorporou nesta semana à sua frota operacional a 11ª aeronave neste ano, um Airbus A-320, e passou a ter 102 aviões em sua frota, sendo 82 modelos da Airbus (15 A-319, 57 A-320 e 10 A-330), 17 Fokker-100 e 3 MD-11. A companhia planeja encerrar 2007 com 109 aviões em operação.

A chegada do novo Airbus A-320 reforça a política da TAM de operar frota com baixa idade média, assegurando maior conforto aos passageiros. A TAM mantém a frota mais jovem de aviões no País, com 7,1 anos enquanto a média do setor é de 11,2 anos, segundo levantamento feito por publicação especializada.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados