CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Embraer apresenta o primeiro Phenom 100
Campanha de teste em solo prepara novo jato executivo para primeiro vôo

20/06/2007
(Da Embraer) - A Embraer apresentou, no último sábado, dia 16 de junho, o primeiro Phenom 100, na sede da Empresa em São José dos Campos.
   
 

Divulgação - Embraer

 
 

Primeiro Phenom 100.
 


A apresentação (rollout, em inglês) marca o término da montagem e da fase de integração de sistemas da nova aeronave. O primeiro Phenom 100 foi transportado para a cabine de pintura, onde será pintado com as cores da Embraer.

Nas próximas semanas, a aeronave iniciará uma série de testes em solo, em preparação para o primeiro vôo.

“Ver o Phenom 100 tornar-se realidade nos deixa empolgados”, afirmou Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “Temos a confiança que as características de conforto superior, excelente desempenho e o baixo custo operacional do Phenom 100 impressionarão nossos clientes, tornando o jato uma referência no segmento very light.”

“O rollout do primeiro Phenom 100 constitui um marco que reflete o total comprometimento e dedicação das nossas equipes de engenharia, produção e qualidade na consecução desse objetivo”, disse Henrique Langenegger, Diretor de Programas da Embraer – Aviação Executiva. “Com mais de 400 engenheiros focados no programa Phenom 100 nos últimos dois anos, o amplo emprego de tecnologias de ponta possibilitou a adoção de um processo de desenvolvimento totalmente eletrônico, a eficiente integração de mais de 50 fornecedores e a utilização de ferramentais compatíveis com a produção em série já para a primeira aeronave, além da garantia de qualidade com base em técnicas digitais.”

O Phenom 100 foi lançado em maio de 2005 como o melhor jato executivo da categoria very light. O primeiro corte de metal do Phenom 100 aconteceu em maio de 2006, utilizando um modelo digital da aeronave desenvolvido no software de engenharia CATIA V5.

A submontagem do Phenom 100 foi realizada na Unidade Botucatu da Embraer. A fuselagem e as asas foram fabricadas nessa Unidade e transportadas para a fábrica principal da empresa, em São José dos Campos, onde foram juntadas com êxito, no final de março 2007.

O primeiro vôo do Phenom 100 está previsto para meados de 2007 e a entrada em serviço para meados de 2008.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados