CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Demoiselle voará na feira de Le Bourget, na França
Segundo e mais importante avião de Santos Dumont voará entre 18 e 24 de junho


0
6/06/2007
(Da assessoria do IAB) - Um século depois de sua criação em 1907, o Demoiselle – segundo e mais importante avião criado por Alberto Santos Dumont – volta a desfilar pelos céus franceses, disputando espaço com os jatos e supersônicos dos principais fabricantes mundiais, durante a feira de Le Bourget, a maior exposição comercial da aviação na Europa, realizada nos arredores de Paris, na França, entre 18 e 24 de junho de 2007.
 
 

Divulgação

 
 

 
 

Fernando Botelho pilotando umas das duas réplicas do Demoiselle.

 

“Será um momento histórico, realizado exatamente 100 anos após Santos Dumont voar com o Demoiselle e impressionar o mundo com a aeronave que revolucionou a indústria da aviação mundial no início do século XX”, informa Fernando de Arruda Botelho, presidente do Instituto Arruda Botelho, proprietário das duas réplicas do Demoiselle que já estão na França, com o patrocínio da Apex Brasil.

Além de vôos demonstrativos, as réplicas do Demoiselle ficarão expostas no Salon International de l’Aéronautique et de l’Espace, em Le Bourget. No local, um estande cenográfico apresentará a trajetória da aviação brasileira, de Santos Dumont aos dias atuais, apresentando aos visitantes informações sobre a tecnologia nacional e o seu potencial como fornecedor global de aeronaves, equipamentos e peças para a atividade.

“Estar em Le Bourget, com o mundo da aviação voltado para nós e ao lado das maiores indústrias da aviação mundial, é, também, uma grande oportunidade para ressaltar a genialidade de Alberto Santos Dumont e sua influência no desenvolvimento aeronáutico mundial, destacando toda a força, a criatividade e a tecnologia da indústria brasileira nos últimos 100 anos”, afirma Fernando Botelho.

Apresentações do Demoiselle também serão realizadas, no dia 30 de junho, em La Ferté-Alais (Aérodrome de Cerny). Nesse local, as réplicas brasileiras voarão ao lado de aeronaves antigas e clássicas e símbolos da aviação mundial, como Blériot, criação de Louis Blériot, o mais popular de todos os aviadores franceses, famoso por realizar a travessia do Canal da Mancha (entre França e Inglaterra), em 1909.

A participação na feira de Le Bourget e em La Ferté-Alais fazem parte do Projeto Centenário Demoiselle, desenvolvido pelo Instituto Arruda Botelho durante todo o ano para comemorar os 100 anos da aeronave de Santos Dumont e, também, para valorizar a história, o pioneirismo e a perseverança do Pai da Aviação.

“O Projeto Centenário Demoiselle foi criado para fomentar a indústria aérea brasileira, a partir da valorização da memória de Alberto Santos-Dumont. Com programação de vôos com réplicas do Demoiselle em várias partes do Brasil e do mundo, o projeto valoriza a dedicação de Santos-Dumont e divulga a tecnologia da indústria brasileira da aviação”, complementa Fernando Botelho.

A presença das réplicas do Demoiselle em Le Bourget e La Ferté-Alais conta com o patrocíno da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados