CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Resultado operacional da Lufthansa aumenta para 486 milhões de euros no primeiro semestre
Houve acréscimo de 64% em relação ao primeiro semestre de 2006

26/07/2007

(Com a assessoria da Lufthansa no Brasil) - A Lufthansa continua voando rumo ao sucesso: no primeiro semestre de 2007, a empresa aumentou a oferta de tráfego e o faturamento. O grupo melhorou o resultado operacional para 486 milhões de euros, um acréscimo de 64% em relação ao primeiro semestre de 2006. O lucro do grupo, de 992 milhões de euros, inclui o lucro de 503 milhões de euros proveniente da venda das cotas-parte da Thomas Cook AG.

   
 

Ingrid Friedl - Divulgação

  Ingrid Friedl - Divulgação
 

Boeing 747-400 da Lufthansa, utilizado nos vôos entre São Paulo e Frankfurt.
 

Ao apresentar os números do primeiro semestre, Wolfgang Mayrhuber, presidente da Deutsche Lufthansa AG, disse que "o resultado acentua o sucesso da nossa estratégia de investimentos contínuos e objetivos em produtos, dedicação ao cliente e observação dos custos. Com a qualidade e acentuada dedicação à prestação de serviços ao cliente dos nossos funcionários, conseguimos ganhar o maior número de clientes já obtido em um primeiro semestre."

Todos os segmentos do grupo contribuíram para o sucesso. A maior parte veio do transporte de passageiros. No primeiro semestre, as empresas aéreas da Lufthansa Passage Airlines receberam 27 milhões de clientes a bordo � um recorde na história da empresa. Cabe, ainda, frisar a contínua evolução positiva da área de tráfego Europa, assim como a ampliação da malha aérea global e o sucesso da comercialização das tarifas betterFly na Alemanha e na Europa.

A SWISS, cuja integração ao grupo Lufthansa foi concluída em 1º de julho de 2007, também contribuiu para o sucesso do primeiro semestre. "Juntos, temos possibilidades ainda maiores de explorar novos mercados para continuarmos crescendo com lucro", enfatizou Mayrhuber. A partir do segundo semestre, a SWISS também será incluída nos resultados de tráfego do grupo Lufthansa.

Visando o desenvolvimento futuro, Mayrhuber sublinhou: "A atratividade da nossa empresa continuará aumentando tanto para acionistas como para clientes e funcionários, pois continuaremos crescendo com lucratividade, melhorando a qualidade e aumentando a margem operacional."

Diante do desenvolvimento positivo da Lufthansa em todas as áreas, a empresa acredita que o lucro anual será ainda maior, prevendo um resultado operacional que, no âmbito da expectativa de mercado, deverá ficar bem acima de um bilhão de euros.

Nos primeiros seis meses de 2007, o grupo Lufthansa aumentou as receitas do faturamento em 4,6%, chegando a 10,1 bilhões de euros. Graças ao número maior de passageiros transportados e à estabilidade das receitas médias, as receitas do tráfego nelas contidas subiram para 7,7 bilhões de euros, o que corresponde a um acréscimo de 4,1%. Da recompra de ações próprias por meio da WAM Akquisition S.A., decidida em maio e a ser efetivada em 30 de agosto de 2007, foram obtidos lucros contábeis de 71 milhões de euros. Os rendimentos operacionais aumentaram 5,8% no total, chegando a 10,8 bilhões de euros.

Em comparação ao ano anterior, os custos operacionais aumentaram 3,1%, aumento proporcionalmente inferior ao da ampliação dos negócios, somando 10,2 bilhões de euros. Um dos motivos que levou à elevação de custos foi o aumento de 3,1% das taxas, no total de 1,4 bilhão de euros. Os custos de combustível, de 1,6 bilhão de euros, mantiveram-se no mesmo nível do ano anterior. O resultado da atividade operacional chega, portanto, a 612 milhões de euros, um acréscimo de 83,7%.

No primeiro semestre, a Lufthansa registrou um resultado operacional de 486 milhões de euros, um aumento de 63,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado financeiro, 125 milhões de euros maior, e o lucro de 503 milhões de euros proveniente da venda das cotas-parte da Thomas Cook AG fizeram com que o lucro do grupo aumentasse para 992 milhões de euros. O resultado financeiro reflete, antes de mais nada, a contribuição positiva da SWISS.

No período analisado, a Lufthansa investiu 852 milhões de euros, dos quais 515 milhões de euros em aviões. O fluxo de caixa operacional foi de 1,1 bilhão de euros. Em 30 de junho de 2007, a Lufthansa registrou liquïdez corrente de 703 milhões, que contém o pagamento recebido em abril pela venda das cotas-parte da Thomas Cook AG.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados