CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

TAM divulga mais informações sobre o vôo JJ 3054
Acidente envolveu o Airbus A-320-233, PR-MBK, na última terça-feira, em Congonhas

19/07/2007
(Valdemar Júnior
) - A TAM informou que dos 19 funcionários da TAM Express que foram socorridos em hospitais, dez já tiveram alta, sete permanecem internados em hospitais, (Lilian Souza, Ubiratam Carvalho, Valdinei Nascimento Murici, Renato Soares dos Santos, Gerson Antonio Rocga Jr., Fabricio Nicolletti e Vanderlei Ferreira Silva), dois faleceram, (Michele Dias Miranda e José Antonio Rodrigues Santos Silva), e permanecem desaparecidos cinco funcionários da TAM Express (Marcos A L. Curti, Antonio Gualberto Filho, Elaine Tavares da Silva, Ana Paula Camargo e Alexandre L. Catussatto) e três prestadores de serviços (Cláudia Bárbara, Adrién Bisson e Gustavo Rodrigues).

Veja a lista com o nome de passageiros, tripulantes e funcionários da TAM, a bordo do vôo JJ 3054
Airbus A-320-233, PR-MBK, da TAM, sofre acidente em Congonhas

A TAM informou que os demais funcionários que se encontravam no prédio da TAM Express no momento do acidente foram localizados e passam bem. A empresa reiterou que está prestando todo o atendimento necessário aos colaboradores hospitalizados e aos familiares das vítimas e concentrando esforços na localização dos que permanecem desaparecidos com o apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e autoridades.

Em pronunciamento à imprensa realizado na tarde de ontem (18 de julho), o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, ressaltou a grande competência e experiência dos pilotos do vôo JJ 3054.

Bologna apresentou os números exatos relativos à ocupação e à carga da aeronave Airbus A-320, que realizou o vôo JJ 3054.
 
Segundo o presidente da TAM, o vôo tinha 162 passageiros, sendo uma criança de colo, seis tripulantes e dezoito funcionários, totalizando 186 pessoas. O avião somava 62,7 toneladas, sendo que, para as características da aeronave e da pista, o limite permitido é de 64,5 toneladas. A aeronave, com 26.320 horas de vôo (13.395 ciclos), foi incorporada à frota da TAM em dezembro de 2006 e não tinha nenhum registro de problemas. A última revisão de rotina (Check A) foi realizada em 13/06/2007 e a revisão estrutural em 27/11/2006, estando, portanto, rigorosamente com suas manutenções em dia.
 
O presidente da TAM ressaltou também que a tripulação era altamente qualificada, formada por dois comandantes com mais de 10 mil horas de vôo: Henrique Stephanini di Sacco contava com 14.486 horas de vôo e Kleyber Lima, com 13.654 horas de vôo.

Segundo a TAM, o Comandante Kleyber Aguiar Lima, natural de Porto Velho (Rondônia), nasceu em 22/3/1953. Ingressou na TAM em novembro de 1987, na função de Co-piloto, alcançando posteriormente o posto de Comandante. Acumulou um total de 13.654,4 horas de vôo na TAM e 14.744,1 como tempo de vôo total na carreira. E o Comandante Henrique Stephanini Di Sacco, natural de São Paulo (SP), nasceu em 29/10/1954. Trabalhou na Transbrasil Linhas Aéreas e ingressou na TAM em 2006. Ao longo de sua carreira, acumulou um total de 14.486 horas de vôo.

Até o momento, a TAM confirmou apenas dois nomes de passageiros estrangeiros entre as vítimas do acidente com o Airbus A-320-233, PR-MBK: o peruano Ricardo Tazoe e o argentino Alejandro Camozzi.

A TAM Express informou que já iniciou o processo de identificação das cargas que foram avariadas devido ao trágico acidente envolvendo o vôo 3054 e o terminal de cargas da TAM Express em Congonhas – SP. A empresa reiterou o compromisso de assegurar que as cargas danificadas serão indenizadas de acordo com as regras estabelecidas em contrato com seus clientes.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados