CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Amanhã, dia 20 de julho, é o aniversário de Santos Dumont
Réplica do Demoiselle, seu segundo avião, será exposto na Base Aérea de São Paulo, em Cumbica (Guarulhos)


19/07/2007
(Da assessoria do IAB) - Amanhã, sexta-feira, dia 20 de julho, serão comemorados os 134 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. Nosso herói nasceu em 1873, na cidade de Palmira, Minas Gerais, e faleceu em 23 de julho de 1932, no Guarujá, em São Paulo.

   
 

Rodrigo Zanette - 28/05/2006

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Demoiselle do IAB no 8° Broa Fly-in.
 

Para comemorar a data, o IX Comando Aéreo Regional da Aeronáutica (Comar), promoverá um evento solene na Base Aérea de São Paulo, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica (Guarulhos, SP), amanhã, a partir das 10 horas.

O Projeto Centenário Demoiselle, iniciativa do Instituto Arruda Botelho que homenageia e valoriza o gênio criativo de Santos Dumont, estará presente ao evento, com uma réplica do Demoiselle, o segundo e melhor avião de Santos Dumont, que voou pela primeira vez em 1907.

O início da consagrada trajetória de Alberto Santos Dumont começou em 18 de setembro de 1898, quando fez voar o seu primeiro balão. Mas foi no Campo de Bagatelle, em Paris (França), em 23 de outubro de 1906, que ele se tornou mundialmente famoso, quando o 14 Bis voou cerca de 60 metros e a altura de aproximadamente três metros do solo. Este foi o primeiro vôo a percorrer um circuito pré-estabelecido sob o testemunho oficial de especialistas, jornalistas e da população parisiense.

Determinado a criar uma máquina que diminuísse as distâncias no mundo, Alberto Santos Dumont utilizou os modernos conhecimentos de ciência e mecânica obtidos na França para criar, em novembro de 1907, o Demoiselle, sua segunda e melhor aeronave. Vale ressaltar que nenhum dos seus inventos foi patenteado. Santos Dumont deixou suas invenções para domínio público.

Foi justamente para comemorar os 100 anos da criação do Demoiselle e para preservar a história de Alberto Santos Dumont que o Instituto Arruda Botelho (IAB) criou o Projeto Centenário Demoiselle. Até o momento, o IAB já conta com cinco réplicas do avião. Durante todo o ano, exposições e vôos comemorativos estão sendo realizados para apresentar ao Brasil e ao mundo o poder criativo desse gênio. As réplicas do Demoiselle já percorreram diversas partes do País e já estiveram nos Estados Unidos e na França (Feira de Le Bourget, em junho).

A próxima participação acontece amanhã, dia 20 de julho, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP). O Demoiselle estará exposto a partir das 10h na cerimônia que contará com solenidade militar e entrega da Medalha do Mérito Santos Dumont a personalidades civis e militares.


"A história não pode ser esquecida com o passar do tempo. Pelo contrário, tem de ser valorizada. Esta é a motivação para o nosso trabalho no Projeto Centenário Demoiselle: resgatar a história da aviação brasileira, preservar a memória de Santos Dumont e mostrar todos os valores que estiveram por trás da sua vida. Não existe pessoa que não fique admirada ao ver o Demoiselle voar", observa Fernando de Arruda Botelho, presidente do IAB.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados