CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Cresce taxa de ocupação dos vôos da TAM em junho
Percentual fica acima da média da indústria tanto no mercado doméstico quanto no internacional

11/07/2007
(
Fonte: Site TOP TAM) - A TAM encerrou o último mês de junho com 73% de taxa de ocupação nos vôos domésticos, superior à média de 71% registrada pelo setor. O crescimento foi de 4 pontos percentuais na comparação com os dados de maio. Nos vôos internacionais, a companhia registrou ocupação de 69%, também acima da média da indústria (63%). No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o load factor (taxa de ocupação) da TAM ficou em 72% no mercado doméstico e 71% no internacional, de acordo com as estatísticas de tráfego aéreo divulgadas hoje pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
   
 

Rodrigo Zanette - 31/03/2007

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Airbus A-320-231 PT-MZQ, no Centro Tecnológico da TAM, em São Carlos.
 

O market share internacional da TAM entre as companhias aéreas brasileiras foi de 69,6% em junho, com crescimento de 31,9 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2006. No acumulado de janeiro a junho, a participação da empresa no mercado internacional foi de 65,9%, o que representa um aumento de 40,3 pontos percentuais na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Nos vôos domésticos, o market share da TAM em junho foi de 49,1%, com crescimento de 1,7 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2006. A participação da companhia no acumulado dos seis primeiros meses do ano também ficou em 49,1%, com aumento de 4,3 pontos percentuais na comparação com o mesmo período de 2006.

Outros destaques nas estatísticas da ANAC relativos a junho de 2007:

1 - Nos vôos internacionais, o volume de passageiros-quilômetros transportados (RPK) pela Companhia cresceu 66,5% em junho, enquanto a sua oferta de assentos-quilômetros (ASK) aumentou 80,3%. Na indústria como um todo, esses indicadores recuaram, respectivamente, 9,9% e 0,1%.

2 - O volume de passageiros-quilômetros transportados (RPK) pela TAM nos vôos domésticos aumentou 15,2% no mês passado na comparação com junho de 2006, enquanto o setor registrou crescimento de 11,2% no mesmo período. A oferta de assentos-quilômetros (ASK) da TAM cresceu 24,4%, enquanto o aumento na indústria foi de 18,4%.

A TAM foi também responsável pelo maior volume de tráfego aéreo do Brasil: em junho, somando-se os vôos domésticos e internacionais, transportou 2.698,2 milhões de passageiros-quilômetros (RPK), correspondentes a 54,5% de market share total. No acumulado dos primeiros seis meses de 2007, o volume geral de passageiros-quilômetros transportados pela Companhia atingiu 15.952,4 milhões, equivalentes a 53,5% de participação total de mercado.

A TAM vem aumentando sua participação nas rotas internacionais. Na Europa, opera vôos diretos para Paris (três freqüências diárias, sendo duas partindo de São Paulo e uma do Rio de Janeiro); Londres (um vôo por dia) e Milão (uma vez por dia). Nos Estados Unidos, vai a Miami (três vôos por dia, sendo dois saindo de São Paulo e um de Manaus) e Nova York (dois vôos diários). Na América do Sul também vai a vários destinos, entre os quais: Buenos Aires, Santiago (Chile), Assunção e Ciudad Del Este (Paraguai), Córdoba (Argentina), Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba (Bolívia). Em setembro, iniciará operação diária para Caracas (Venezuela) e, em outubro, para Montevidéu (Uruguai).

Na última semana, a TAM recebeu também autorização oficial da ANAC para iniciar a operação regular de três freqüências semanais para Frankfurt (Alemanha) e de sete para Madrid (Espanha). A empresa implementará esses novos vôos até o fim do ano.

Para operar o segmento internacional, a TAM anunciou em junho a ampliação de seu planejamento de frota, com a aquisição de 22 Airbus A350XWB (Xtra Wide Body) com mais 10 opções, para serem entregues entre 2013 e 2018. Além desses, a empresa confirmou o recebimento de mais dois A330 em 2010 e outros dois em 2011.

Anteriormente, a empresa já havia anunciado a contratação de quatro Boeing 777-300ER, aumentando para oito o número de aeronaves desse modelo que serão entregues a partir do ano que vem. Com isso, a TAM encerrará 2007 com 18 aviões de grande porte para viagens de longo curso e, até 2010, serão 26 aeronaves destinadas exclusivamente aos vôos internacionais.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados