CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Demoiselle voa na França e projeta o nome de Santos Dumont e do Brasil na história da aviação mundial
Aeronave foi pilotada por Fernando de Arruda Botelho, presidente do IAB e idealizador do Projeto Centenário Demoiselle

0
5/07/2007
(Da assessoria do IAB) - Exatamente um século após ser criado por Alberto Santos Dumont e voar pela primeira vez, em Paris, o avião Demoiselle voltou a voar na França. A réplica do Instituto Arruda Botelho foi a grande atração do festival aéreo de La Ferté-Alais, ocorrido no dia 30 de junho, no aeródromo de Cerny, voando ao lado de 18 aviões históricos, inclusive os franceses Blériot e Morane e aviões da 1ª Guerra Mundial.
 
 

Divulgação

 
 

 
 

Fernando Botelho durante um vôo no aeródromo de Saint Cyr, com uma das duas réplicas do Demoiselle.

 

O Demoiselle foi pilotado por Fernando de Arruda Botelho, presidente do IAB e idealizador do Projeto Centenário Demoiselle. Botelho levou duas réplicas do Demoiselle para a França, contando com o patrocínio da Apex Brasil.

Além de
La Ferté-Alais, o Demoiselle foi apresentado ao público francês durante o 47º Paris Air Show, em Le Bourget, o maior evento da aviação européia. Mais de 25 mil visitantes passaram pelo estande do Projeto Centenário Demoiselle para admirar o avião, que voou pela primeira vez em 1907, sob o comando do Pai da Aviação.

"O Demoiselle resgata e valoriza a história de Santos Dumont e mostra ao mundo a criatividade e inventividade do brasileiro. Há um século, o Brasil estava diretamente envolvido com o início da aviação mundial e, agora, com empresas como a Embraer e o Consórcio HTA, participa ativamente da atividade, demonstrando sua altíssima tecnologia", ressalta Fernando Botelho.

Após a presença
em Le Bourget, onde não voou devido a problemas climáticos (ventos fortes), o Demoiselle alçou os ares no aeródromo de Saint Cyr, arredores de Paris, onde sob o comando de Fabio Nunes Paulo sobrevoou o Palais de Versailles.

Na seqüência, o Demoiselle voou
em La Ferté-Alais, no evento organizado pela Amicale Jean Baptiste Salis, organização comandada por Christian Amarra. Ante à previsão inicial de ficar cinco minutos no ar, o Demoiselle voou por quase 30 minutos, sob os olhares atentos e surpresos dos mais de 300 convidados.

O Demoiselle dividiu os ares de
La Ferté-Alais com 18 outras aeronaves históricas, entre as quais Blériot, Morane, Fokker triplano e aviões da 1ª Guerra Mundial. "La Ferté-Alais faz reverência à história da aviação mundial. Esses objetivos são os mesmos do Projeto Demoiselle e motivou o convite para nossa participação", explica Fernando Botelho.

A participação pioneira e de extremo sucesso do Demoiselle na França motivou dois convites para novas apresentações em 2008. Em junho do próximo ano, o Demoiselle voará com o francês Blériot e o norte-americano Flyer-B, dos Irmãos Wright, no evento comemorativo aos 100 anos do primeiro vôo de Wilbur Wright
em Le Mans, França. No mês seguinte, o Demoiselle voará na Farborough, importante feira internacional da aviação européia, na Inglaterra. "Estamos ajudando a contar a história de Santos Dumont e do próprio envolvimento do Brasil com a aviação mundial", assinala o presidente do Instituto Arruda Botelho.

A presença na França faz parte do Projeto Centenário Demoiselle, que tem eventos periódicos espalhados pelo Brasil e também no exterior para homenagear Santos Dumont e comemorar os 100 anos do Demoiselle.

Mais informações sobre o Projeto Centenário Demoiselle no site www.centenariodemoiselle.com.br.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados