CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Último vôo do Projeto Centenário Demoiselle homenageia 1º Grupo de Aviação de Caça
Aniversário de 64 anos do grupamento contará com a presença de três réplicas da segunda aeronave de Santos-Dumont

12/12/2007

(Da assessoria do IAB) - A coragem dos heróis brasileiros da 2º Guerra Mundial homenageada pela genialidade de Alberto Santos Dumont. O Demoiselle, segunda e mais importante aeronave construída pelo inventor brasileiro, voltará aos céus do Rio de Janeiro no próximo dia 19 de dezembro, na Base Aérea de Santa Cruz, para as comemorações dos 64 anos de criação do 1º Grupo de Aviação de Caça. Este histórico esquadrão foi criado em 1943 para conter a ameaça nazista em missões de combate na Itália.

 

Divulgação - IAB 

  Divulgação - IAB
 

Uma das cinco réplicas do Demoiselle, construídas pelo IAB, no Musal, no Rio de Janeiro.
 

No total, três réplicas pertencentes ao Projeto Centenário Demoiselle, iniciativa criada pelo Instituto Arruda Botelho (IAB) com o objetivo de resgatar e valorizar a história da aviação brasileira, participarão do evento. Além disso, importantes nomes da aviação nacional, como o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e veteranos da 2º Guerra Mundial presentes ao evento poderão ainda conferir desfiles aéreos de caças F-5 e solenidades em homenagem ao grupamento.

Alguns heróis que integraram o 1º Grupo de Aviação de Caça e abrilhantaram a história da aviação brasileira como o Brigadeiro Rui Moreira Lima, o Major-Brigadeiro-do-Ar José Rebelo Meira de Vasconcelos e o Major-Brigadeiro-do-Ar Othon Correia Netto já confirmaram presença na comemoração.

O evento está programado para começar às 9 horas e é reservado apenas para convidados.


O 1° Grupo de Aviação de Caça

O 1º Grupo de Aviação de Caça foi a única unidade de combate da FAB a participar de missões em guerra durante a Campanha da Itália, entre 1944 e 1945. Durante aquele período, atuou como o 4º esquadrão do 350º Fighter Group da United States Army Air Force. Realizou mais de duas mil missões e, por ter se destacado sob condições adversas, foi indicado para receber a comenda President Unit Citation. Como na época aquela distinção não era permitida a unidades estrangeiras, o 1º Grupo teve de esperar 41 anos para recebê-la, tornando-se assim uma das três únicas unidades aéreas não-americanas contempladas. Esta congratulação ocorreu em 22 de abril de 1986.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados