CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Encontro histórico: Combatentes do Brasil e dos EUA na 2ª Guerra Mundial encontram-se no Rio de Janeiro
Fernando Botelho traz o Coronel Hugh Dow, norte-americano combatente da 2ª Guerra Mundial para encontrar com veteranos brasileiros

19/04/2007
(com a assessoria do Instituto Arruda Botelho) - O brasileiro Fernando Arruda Botelho, presidente do Instituto Arruda Botelho (IAB), está promovendo um evento histórico para a aviação brasileira. Botelho trouxe ao Brasil o Coronel Hugh Dow, norte-americano combatente da 2ª Guerra Mundial (350th Fighter Group), que vem ao País pela primeira vez para encontrar com veteranos brasileiros, como os Brigadeiros Ruy Moreira Lima e José Meira de Vasconcelos, que tem mais de 93 ações de combate.
   
 

Rodrigo Zanette - 28/05/2006

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Demoiselle do IAB no 8° Broa Fly-in.
 

Em setembro de 2006, foram os veteranos brasileiros que foram levados pelo IAB para Dayton (EUA), para acompanhar o histórico vôo de uma réplica do Demoiselle, 2º avião de Santos-Dumont e do Flyer B, dos irmãos Wright, pioneiros da aviação nos EUA.

Esse encontro inédito no Brasil foi idealizado pelo Instituto Arruda Botelho para fomentar a indústria aérea brasileira e valorizar a memória de Alberto Santos-Dumont, especialmente nesse momento em que se comemora o aniversário do 1º Grupo de Aviação de Caça.

As comemorações terão ainda exposição estática do caça P-47 (utilizado pelos brasileiros na 2ª Guerra Mundial), e réplica do Demoiselle. A mostra será realizada de 20 a 22 de abril, na Praça Marechal Deodoro, em frente ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Além da exposição, o espetáculo Ópera do Danilo - que retrata a fantástica fuga do Tenente Danilo Marques Moura, na Segunda Guerra Mundial, palestras, peça teatral e cerimoniais farão parte das comemorações da aeronáutica.

Em 2007, o Instituto Arruda Botelho está promovendo o Projeto Centenário Demoiselle, homenagem a segunda e menos conhecida aeronave de Santos-Dumont, que está comemorando 100 anos. A aeronave de excepcional estrutura influenciou toda a indústria de aviação no começo do século 20.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados