CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Projeto Centenário Demoiselle é lançado na Fiesp, em São Paulo
Centenário da aeronave será comemorado em 2007

15/03/2007
(com assessoria do Instituto Arruda Botelho) - Neste ano completam-se 100 anos do primeiro vôo do Demoiselle, o segundo e mais completo avião de Alberto Santos-Dumont, realizado na França em 1907.

Para comemorar este feito do gênio Santos-Dumont, o Instituto Arruda Botelho (IAB) elaborou o Projeto Centenário Demoiselle, que envolve uma série de ações durante 2007, como a realização de vôos comemorativos em datas importantes em várias localidades brasileiras e também no Salon International de l’Aéronautique et de l’Espace, em Le Bourget (França), um dos maiores eventos da aviação mundial, o programa de televisão Você Pode Voar, que valoriza brasileiros com as mesmas características do Pai da Aviação, como inovação, criatividade, espírito humanitário e de superação, e a criação da marca Air Pioneers.
   
 

Rodrigo Zanette - 28/05/2006

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Demoiselle do IAB no 8° Broa Fly-in.
 


Você Pode Voar
Programa de televisão que valoriza o melhor do espírito brasileiro e compara os feitos de heróis do presente aos realizados por Alberto Santos-Dumont. O objetivo é resgatar a auto-estima do brasileiro, mostrando seus feitos para toda a nação. Foram indicados 10 brasileiros de diferentes regiões do País que, mesmo em condições adversas, estão fazendo seus sonhos “decolarem”.

O programa será exibido em rede nacional pela TV Record. Serão dez semanas consecutivas, em blocos de 5 minutos de duração inseridos no programa Domingo Espetacular. Os brasileiros serão entrevistados por Fernando Arruda Botelho, presidente do Instituto Arruda Botelho, e contarão suas histórias.

Você Pode Voar também tem viés cultural, contando com caravana de conhecimento e estímulo às crianças do Brasil. O objetivo é propagar os feitos de Santos-Dumont a uma nova geração de brasileiros.

Como parte do projeto, caminhões serão transformados em tendas multidisciplinares nas localidades visitadas, divulgando réplicas do Demoiselle, painéis educativos e atividades lúdicas monitoradas. A abordagem envolve cinco disciplinas: história, física, geografia, português e artes. Haverá distribuição de materiais rememorativos para fixação das informações e será criado hotsite com games divertidos e comunidades de interesse específico.


Air Pioneers
O Projeto Centenário Demoiselle também conta com grife inspirada nos feitos dos pioneiros da aviação para licenciamento de produtos de alta qualidade e característica clássica, no mercado brasileiro e internacional. Exemplos: relógios, canetas, calçados, artigos de vestuário, celulares, óculos, perfumes, mp3 players, bebidas, charutos etc.

Todo o valor arrecadado será revertido integralmente a fundações e institutos de apoio à aviação.


Vôos comemorativos
Série de vôos comemorativos em locais e momentos de grande público. Estão programados eventos mensais em diversos locais do Brasil e também no exterior, como em Le Bourget (França), em junho de 2007.

Confiara a programação básica dos vôos:
Março: Aniversário do 1º Grupo de Aviação de Caça (Canoas, RS)
Abril: Comemoração do Dia do Caça (Rio de Janeiro, RJ)
Maio: Broa Fly-in (Itirapina, SP)
Junho: Exposição Le Bourget (França)
Julho: Aniversário de Santos Dummont
Agosto: Comemoração do Dia da Aviação Naval
Setembro: Comemorações do Dia da Independência (Brasília, DF)
Outubro: Comemoração do Dia do Aviador
Novembro: Comemoração do Centenário do Vôo do Demoiselle


Do sonho à realização
Os passos do Instituto Arruda Botelho para viabilizar o Projeto Centenário Demoiselle e valorizar o gênio criativo de Alberto Santos-Dumont:

2004
– Início da construção da primeira réplica do Demoiselle, em parceria com Alvarino “Cabeça” Nunes Paulo, construtor de ultraleves, e Fábio “Cabecinha” Nunes Paulo, piloto de teste e construtor. Apoio indispensável do professor Fernando Catalano, do curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo, campus de São Carlos.

2005
Realização do sonho de reproduzir o feito de Alberto Santos-Dumont. Após quase um século do primeiro vôo do Demoiselle (realizado em 1907), a réplica número 1 do IAB decolou pela primeira vez, em outubro. Porém, não estava completamente apta para alcançar vôos mais altos e precisava de ajustes. Foi iniciada a construção da segunda réplica, buscando maior navegabilidade. Esse trabalho contou com o reforço dos alunos do SENAI na construção das peças da aeronave.

Durante a construção da réplica
número 2 do Demoiselle, Fernando Arruda Botelho, presidente do IAB, foi aos Estados Unidos, acompanhado pelos professores Fernando Catalano e Paulo Celso Greco para participar do evento “Centennial of Flight”, na Wright State University, em Dayton (Ohio, EUA), cidade natal dos Irmãos Wright, pioneiros da aviação norte-americana. Nesse encontro, surgiu o desafio de levar o Demoiselle para realizar seu primeiro vôo naquele país ao lado do Flyer B, dos Wright.

2006

Março – Foi concluída a construção da réplica número 2 do Demoiselle, que voou
com muito sucesso. Assim, o sonho de voar nos Estados Unidos com o Demoiselle tornava-se realidade.

Maio
– Durante a 8ª edição do Broa Fly-In, realizado entre os dias 25 e 28 de maio, o Demoiselle realizou pela primeira vez um vôo conjunto com o 14-Bis, réplica concebida pelo Instituto de Desenvolvimento Aeronáutico de Caldas Novas (IDAC).

Junho – Convite oficial para o vôo nos Estados Unidos, enviado por Amanda Wright Lane, sobrinha-bisneta dos norte-americanos Orville e Wilbur Wright.

Agosto – No dia 11, o Demoiselle fez a travessia Paraty/Angra dos Reis, no litoral carioca, percorrendo 52 km em 55 minutos, provando sua estabilidade, manobrabilidade e navegabilidade. No dia 18, o Demoiselle realizou um novo vôo conjunto com o 14-Bis no Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro – Musal.

Setembro – No dia 12, o sonho estava perto de se realizar.
O Demoiselle foi exposto no Sinclair Community College, tradicional universidade em Dayton (Ohio/EUA), entre os dias 12 e 28 de Setembro, recebendo a visita de 2 mil pessoas por dia. Esta foi a primeira exposição do Demoiselle nos Estados Unidos, refletindo a iniciativa do IAB em divulgar o nome de Santos-Dumont e contribuir para o desenvolvimento da história da aviação mundial. No dia 30, a realização do sonho enfim chegou. Em parceria com a National Aviation Heritage Área (NAHA) e a Aviation Heritage Foundation, o Instituto Arruda Botelho realizou em Dayton (EUA) o primeiro vôo conjunto de réplicas do Flyer B e do Demoiselle, entrando para a história da aviação mundial, um século depois do histórico vôo de Santos-Dumont com o 14-Bis, em Paris. Esta foi a primeira vez que um brasileiro (Fernando de Arruda Botelho, presidente do IAB) voou fora do Brasil com uma réplica da aeronave de Santos-Dumont. Além de inédito, o vôo conjunto do Demoiselle com o Flyer contou com testemunhas históricas. O IAB levou seis brigadeiros brasileiros para acompanhar o evento. Entre eles, três combatentes na 2ª Guerra Mundial (Brigadeiros Rui Moreira Lima, José Rebelo Meira de Vasconcelos e Fernando Correa Rocha),  que serviram no Esquadrão 350 dos Estados Unidos. Na ocasião, em Dayton, os ex-combatentes brasileiros, bem como os norte-americanos que formavam o Esquadrão 350, foram homenageados no Air Force Museum. Todas as atividades foram acompanhadas e gravadas pela NASA, que transmitiu o histórico vôo para todo o mundo e, posteriormente, elaborou um documentário com os melhores momentos dos eventos. Ainda no dia 30 de setembro, outra réplica do Demoiselle do IAB foi exposta no Jockey Club de São Paulo, como parte de homenagem à Força Aérea Brasileira.

Outubro – No dia 18, nova façanha do Demoiselle.
A réplica do IAB foi exposta, entre os dias 16 e 23 de outubro, no Smithsonian Air & Space Museum, um dos maiores conglomerados científico-culturais dos Estados Unidos, que recebe anualmente cerca de 10,5 milhões de visitantes.

Divulgação

Fernando Botelho e Tom Crouch, do Smithsonian National Air and Space Museum, em frente ao Demoiselle

No ano e na semana anterior à comemoração do seu lendário vôo com o 14-Bis pelos céus de Paris, Santos-Dumont foi o personagem central da mostra “Conquistadores do Céu”, promovida pelo Smithsonian no dia 21 de outubro, dia em que os Estados Unidos comemoram o Family Day, tradicional evento dedicado à família, que recebeu cerca mais de 16 mil visitantes.
No dia 31, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Instituto Arruda Botelho realizou, até 28 de novembro, em São Paulo, a exposição “O Vôo da Humanidade”, com apresentação de uma réplica do Demoiselle. Mais de 2.000 pessoas visitaram a mostra.

Novembro – No dia 23, o Projeto Centenário Demoiselle foi apresentado a curadores e representantes de 15 museus da aviação privados e oficiais de países latino-americanos, em evento no Rio de Janeiro.


2007, o ano do Centenário

O Projeto Centenário Demoiselle envolve uma série de atividades, incluindo: Vôos comemorativos em datas importantes para o País, a realização do reality-show Você Pode Voar, com a valorização de brasileiros com as mesmas características de dinamismo, criatividade, perseverança e força de vontade de Santos-Dumont, e a marca licenciada Air Pioneers.


Participação em Le Bourget (França), em junho

Um dos pontos altos do Projeto Centenário Demoiselle, em 2007, é a participação no Salon International de l’Aéronautique et de l’Espace, em Le Bourget, França, no mês de junho. Com duração de sete dias e visitação aproximada de 480 mil pessoas, esta é uma das maiores feiras da aviação mundial. Além de Le Bourget, está programada a presença do Demoiselle em outros dois eventos, também na França.

Todas essas ações focam principalmente o mercado internacional de negócios ligados à indústria da aviação, fortalecendo a tecnologia do Brasil no segmento aeronáutico.

Para essa iniciativa em particular, o Instituto Arruda Botelho conta com parceria da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (APEX Brasil).

Em Le Bourget, estão previstos vôos do Demoiselle. Adicionalmente, réplicas do segundo avião de Santos-Dumont serão expostos à visitação, acompanhadas de cenografia temática, com apresentação da história da aviação brasileira até os dias atuais, demonstrando, entre outras informações, a localização dos principais aeroportos nacionais.

O público receberá material sobre as importantes empresas e os centros de ensino e pesquisas, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

“Desde 2003, a APEX Brasil apóia a promoção das exportações de produtos e serviços aeronáuticos em diversos mercados, como o norte-americano, o canadense, o alemão e o francês. Embora o esforço exportador seja recente e ainda represente pouco na pauta exportadora do Brasil, as vendas externas do setor apresentam aumento de 700% nos últimos cincos anos, o que nos impulsiona a juntar forças com o Instituto Arruda Botelho e buscar novas oportunidades no competitivo mercado internacional”, afirma Juan Quiros, presidente da APEX Brasil.


“Homenagem ao gênio Santos Dumont”

O Projeto Centenário Demoiselle foi desenhado pelo Instituto Arruda Botelho (IAB) para prestar uma justa homenagem ao poder criativo de Alberto Santos Dumont. O Demoiselle é o seu segundo avião, menos conhecido que o 14-Bis, mas de excepcional estrutura, que influenciou toda a indústria da aviação – especialmente a francesa – no começo do século 20.

“Santos Dumont foi um gênio. Além de engenheiro aeronáutico de extrema capacidade, foi fantástico como desenhista, mecânico e piloto. O seu trabalho tem de ser mais valorizado no País, assim como o é no exterior”, ressalta Fernando de Arruda Botelho, presidente do IAB. “O feito de Santos Dumont deve ser motivo de orgulho para nós, brasileiros, e servir de exemplo para o País. É preciso acreditar em nós, assim como o Pai da Aviação acreditou em si há um século”.

O IAB já fabricou quatro réplicas do Demoiselle, projetadas a partir de desenhos publicados na revista Mecânica Popular, de 1910, e de cópias das plantas do Musée de L´Air et de L´Espace, de Paris. Pequenas adaptações foram feitas apenas para aumentar a segurança. O avião original, em bambu, deu lugar a réplicas construídas com alumínio. Algumas medidas também foram alteradas para se adequar ao tamanho dos pilotos, já que Santos-Dumont tinha 1,52 metro e pesava 50 quilos.

A conclusão da primeira réplica do Demoiselle, em 2005, foi o marco inicial das ações do IAB em prol do resgate histórico de Santos-Dumont, mostrando ao Brasil e ao mundo os feitos do pioneiro e sua contribuição para a aviação mundial. A partir daí, vários eventos, inclusive internacionais (vôo histórico simultâneo com o Flyer-B, dos Irmãos Wright, nos Estados Unidos, e exposição no Smithsonian Air & Space Museum, em Washington/EUA) deram visibilidade à iniciativa do Instituto Arruda Botelho.

O ponto alto é agora em
2007, quando o Projeto Centenário Demoiselle celebra 100 anos do primeiro vôo do Demoiselle. O Instituto Arruda Botelho programou uma série de atividades, incluindo vôos comemorativos em datas importantes para o País; realização do reality-show Você Pode Voar, com a valorização de brasileiros com as mesmas características de dinamismo, criatividade, perseverança e força de vontade de Santos-Dumont; e a marca licenciada Air Pioneers.

Clique aqui para assistir a um resumo do DVD "Projeto Demoiselle", que mostra as fases de construção da aeronave.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados