CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Eleb entrega o milésimo trem de pouso da família ERJ-145
Primeira unidade projetada pela empresa foi entregue à Embraer em março de 1995

12/04/2007

(da Embraer) - A Embraer recebeu o milésimo conjunto do trem de pouso (shipset) principal da família de jatos ERJ 145 da Eleb - Embraer Liebherr Equipamentos do Brasil S.A., atingindo uma importante etapa para a fabricação desta aeronave-marco.
 

Divulgação - Embraer

  EMBRAER
 

Trem de pouso principal dos jatos ERJ-145.
 

"Esta entrega representa uma grande conquista para a Eleb e reforça a histórica parceria de 12 anos de colaboração com a Embraer no bem-sucedido programa ERJ-145", disse Eduardo Bonini, Presidente da Eleb.

A história do desenvolvimento do trem de pouso principal da família de jatos ERJ-145 foi um importante avanço tecnológico, tanto para a Embraer, como para a Eleb.

Novos materiais, como ligas especiais de alumínio da série 7000, começaram a ser utilizados, melhorando a integridade estrutural e reduzindo o peso das aeronaves. Para prover maior estabilidade, utilizou-se um sistema do tipo balancim, que, devido à maior capacidade de absorver vibrações causadas pela imperfeição das pistas, oferece mais conforto aos passageiros.

A Eleb é responsável pelo desenvolvimento, certificação e fabricação do conjunto do trem de pouso principal de toda a família de aeronaves ERJ-145, que inclui os jatos regionais ERJ-135, com 37 assentos, ERJ-140, com 44 assentos e ERJ-145, com 50 assentos, bem como o jato executivo Legacy 600 e os sistemas de inteligência, vigilância e reconhecimento (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance - ISR) baseados nesta plataforma.

Tais projetos são separam duas gerações: de um lado, os conceitos de design, materiais e manufatura da Segunda Guerra Mundial, focados na necessidade fundamental de produzir aeronaves em larga escala; de outro, a atual era tecnológica, com desenvolvimentos modernos e a utilização de novos materiais, permitiu aos engenheiros propor soluções mais confiáveis e robustas, que são, ao mesmo tempo, mais econômicas do ponto de vista operacional.

"Temos muita satisfação em anunciar essa marca histórica atingida pela família de jatos ERJ-145", disse Artur Coutinho, Vice-Presidente Executivo de Operações Industriais da Embraer. "A importância de eficientes parcerias com fornecedores na fabricação de um produto tão complexo como um avião é de imenso valor. Pontualidade, alta-qualidade em engenharia e processos produtivos confiáveis são essenciais para mantermos por longos prazos relacionamentos como o que temos com a Eleb."

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados