CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Réplicas do Demoiselle, de Santos-Dumont, homenageiam o 1º Grupo de Aviação de Caça (Senta a Pua), que faz 63 anos em 15 de Dezembro
 
08/12/2006
(enviado pela assessoria do IAB) - A próxima sexta-feira, dia 15 de dezembro, às 11 horas, será histórica para a aviação nacional. Duas réplicas do Demoiselle, segundo e mais moderno avião construído por Alberto Santos-Dumont voarão na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, em homenagem aos 63 anos do 1º Grupo de Aviação de Caça (Senta a Pua), de heróis brasileiros na II Guerra Mundial, e aos 56 anos do 1º Grupo de Comunicações e Controle da Aeronáutica. Na ocasião, haverá também o vôo do caça supersônico F-5, modernizado, da Força Aérea Brasileira.

Para a festa ser completa, três heróis de guerra estarão presentes. São os ex-combatentes da II Guerra Mundial, o Comandante Fernando Correa Rocha e os Brigadeiros Rui Moreira Lima e José R. Meira de Vasconcelos. Também ocorrerá a formatura de novos membros do 1º Grupo de Aviação de Caça do Brasil (GAVCA) e 1° Grupo de Comunicações e Controle (GCC).

No comando de uma das réplicas do Demoiselle estará Fernando de Arruda Botelho, presidente do Instituto Arruda Botelho (IAB), que entrou para a história da aviação mundial em setembro, quando fez o primeiro vôo conjunto com uma recriação do Flyer B, avião projetado pelos pioneiros norte-americanos Irmãos Wright, em Dayton (OHIO-EUA).

Travessia do Canal da Mancha em 2007 – Os vôos do Demoiselle em homenagem ao 1º Grupo de Aviação de Caça fazem parte dos preparativos do IAB para a travessia do Canal da Mancha, entre França e Inglaterra, prevista para meados de 2007.

“Este vôo será mais uma etapa da preparação para nosso próximo grande desafio: atravessar o Canal da Mancha, de 36 km, que liga Calais (França) a Dover (Inglaterra). 2007 será o auge do Projeto Demoiselle, com a comemoração do centenário desse avião fantástico construído por Santos-Dumont em novembro de 1907. Assim, haverá um amplo calendário de atividades culturais pelo Brasil e por diversos países do mundo”, explica Botelho.

O Projeto Demoiselle - Idealizado pelo Instituto Arruda Botelho (IAB), organização que tem como princípios a preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural, histórico e artístico do Brasil, o Projeto Demoiselle presta justa homenagem ao poder criativo de Alberto Santos-Dumont. A missão do projeto é resgatar a história da aviação e divulgar o nome deste herói brasileiro e sua contribuição para o desenvolvimento da história da aviação mundial.

Com este objetivo, o IAB iniciou em 2004 a construção de réplicas do Demoiselle, segundo avião de Santos-Dumont, menos conhecido que o 14 Bis, mas de excepcional estrutura, que influenciou toda a indústria da aviação – especialmente a européia – no começo do século 20.

O IAB já fabricou quatro réplicas do Demoiselle, projetadas a partir de desenhos publicados na revista Mecânica Popular, de 1910, e de cópias das plantas do Musée de L´Air Et de L´Espace, de Paris.

O primeiro vôo do Demoiselle do IAB foi em 2005. Este ano, o avião fez a travessia Angra dos Reis/Paraty, de 52 km, e voou nos Estados Unidos, ao lado do Flyer B, dos Irmãos Whight. O ponto máximo do projeto será em 2007, ano do seu centenário.

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados